top of page

Dimensionar Motor para portão automático

Chegou o dia em que aquele motor que durou 20 anos em seu portão , levantando e baixando incansavelmente, e após inúmeros reparos ao longa da sua vida, sucumbiu e não tem mais solução . Então agora precisamos substituir por um novo , mas encontramos no mercado inúmeras marcas, modelos, potências e seus respectivos preços.

Primeiramente saiba que aquele motor de 1/4hp que você tinha em seu portão não serve mais de referência para adquirir um novo, pois agora a potência está relativo a´resistência e a durabilidade do motor e não somente a sua força.

Motores com potência menores tendem a ter peças menos resistentes e de pouca durabilidade para concorrerem no mercado de motores, portanto motores com potências maiores terão peças mais robustas, com resistência e durabilidade maiores.

Primeira diferença que notaremos será no fuso do motor; aquele com menor potência terá um fuso mais estreito, motores de 1/4hp geralmente usam fusos de 1/2 polegada, em comparação com um motor de 1/3hp terá um fuso de 5/8 de polegada.




Segunda diferença será no enrolamento da bobina do estator; motores de 1/4 de hp poderão usar fio de alumínio ao invés de cobre em seu enrolamento para customizar o motor. Essa característica não é uma regra, mas é uma tendência que os fabricantes vem adotando para customizar os motores. Isso impacta diretamente na durabilidade do motor, pois pelo fato do alumínio ter um ponto de fusão mais baixo , poderá se romper com mais facilidade em sobre tensões .





Terceira diferença será na placa de acionamento; motores customizados terão componentes menos resistentes e recursos indisponíveis, como por exemplo; ajustes de freio, rampa , embreagem, pausa e velocidade.




Essas são apenas algumas diferenças entre os motores de menor potência , tendo ainda diversos componentes que poderão vir customizados e que irão afetar na longevidade do seu novo motor. Portanto ao escolhe-lo , prefira sempre um de maior potência para não comprar “gato por lebre” .




681 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Catálogo completo de Produtos Rossi

Catálogo de produtos Rossi para Portões Automáticos, Incluindo toda linha de deslizantes, basculantes e pivotantes.

bottom of page